Menu

05 dezembro 2011

Mais sobre a cama compartilhada.


As vezes olho para as postagens do blog e só vejo eu falar de 3 assuntos: Corujisse, amamentação e cama compartilhada.

Eu tinha mostrado aqui a nova caminha de Laís.. e o quanto ela tinha se adaptado bem e gostado da novidade. Mas a felicidade não durou mais que uma semana.

Depois disso ela passou a acordar muitas vezes na madrugada para mamar, marido viajou algumas vezes, aí dormíamos juntas ou na minha mãe ou em casa... aí o cansaço dos dias pesou mais que eu previa e eu abri mão do de todos os meus objetivos e vontades.. e conforto.. e segui na cama compartilhada.

Daí que a coisa da amamentação começou a me preocupar e senti q a demanda estava diminuindo e conversei com marido (há séculos atrás) sobre passar Laís de novo para a cama dela (o objetivo era ir diminuindo as coisas aos poucos para não ter sofrimento para nenhuma das duas), só que com a diferença que quando ela acordasse não seria eu que pegaria ela para dar o peito. Ele pegaria e ficaria com ela até ela dormir.. mesmo que isso custasse alguns momentos com choro e com ele tentando acalentar ninar, balançar.. o q for.. até ela dormir.. e os dias passarem e ela entender na cabecinha dela que teria q dormir a noite inteira e na caminha dela.

Fácil né? Fora o cansaço pelas noites mal dormidas.. o sucesso era garantido! Ah ta!?

Depois de tempos tentando convencer o marido a me acompanhar nessa empreitada eu consegui convencer ele... iríamos começar na segunda.. GELEI!

Mas na segunda quando? De domingo para segunda ou de Segunda para terça? Sentiram o pânico da pessoa?

Começou na noite passada... e eu tinha previsto fazer esse post no final da semana, para falar do nosso sucesso no fim da cama compartilhada, falar que finalmente tínhamos passado essa fase. Mas não foi bem assim.

Laís dormiu bem tarde depois de um dia cheio de atividades e de uma noite em que ela acordou as 2 da madrugada querendo que eu “pagasse a lux” (acender a luz) e que eu levantasse e acordasse o “papai Dimixo” para jogar bola “laaaaaa na xala” (ou seja.. estávamos todos bem cansados!).

O passar ela para a cama foi tranqüilo.. ela foi toda serena como das ultimas vezes... eu fiquei sentindo aquele vazio do meu lado.. aquela sensação de que não poderia olhá-la durante a noite e que ela ia acordar e não ia me ver.. Dito e feito

5.40h ela acordou.. chorando muito e bem assustada. Tentamos manter o combinado e marido ir buscá-la, mas ela estava muito assustada.. e eu um tanto culpada e com o coração na mão.. Perguntei se ela queria que eu deitasse com ela.. ela não quis, quis ir para a “cama da mamãe”. Fomos, eu não tinha condições de recusar.

Sei que esse processo é assim mesmo. E sei que é importante agente seguir e continuar tentando até ela se acostumar e eu me acostumar.

Espero voltar no final da semana com noticias que o processo foi um sucesso. Para nós duas.

7 comentários:

  1. Aqui a cama compartilhada continua firme e forte. Mas não por vontade nossa e sim da Laura que acorda toda noite chamando mamãe.

    Eu, morta de sono, pego, coloco ela na nossa cama e pronto: dormimos os três.

    Mas eu não vejo a hora de Laura dormir no cantinho dela. Mas ainda não tive forças para tentar deixar ela no berço.

    E cama por enquanto aqui não rola. Acho que Laura ainda não está preparada. Talvez, daqui uns 6 meses.

    Até lá, vamos levando.

    Bjos e boa sorte por aí.

    ResponderExcluir
  2. Martha, aqui já tivemos tantas e tantas fases do sono, da cama, que já nem sei mais!

    Quando passei a Ísis para a cama dela, resolveu bastante ela começar a dormir na cama dela, comigo ao lado, e não na nossa.

    mas eu nunca forcei muito não...se ela chorasse muito e me pedisse para ir para a minha cama, eu cedia, sem problemas!

    O bom é que ela dorme ali na maioria das noites, então dá para descansar um pouco das noites em que ela dorme conosco.

    A regra aqui é ela dormir na cama dela, comigo ou o pai ao lado: contamos historinha, ela toma mamadeira, apagamos a luz do quarto e deixamo uma luz no corredor...ela costyma dormir em poucos minutos, acho que o ritual todo leva uma meia hora.

    Ela tb troca as palavras apagar e acender, como a Laís, hehe

    Vou acompanhando as novidades!
    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  3. estou chegando nesta fase e estou com o coração na mão .... vou adorar receber dicas de como fazer pq entro em desespero só de pensar !!!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Mas 5:40 foi um horário de certa forma razoável para ela ter acordado, não??
    A Lara sempre dorme no berço (quando mamãe e papai estão na mesma casa), e a colocamos na cama quando ela acorda. Isso com o tempo ficará cada vez mais difícil. Porém, a cada mês aumenta a frequencia de noite inteiramente dormidas. Então ela dorme às 20/21h e acorda por volta de 6/7h. Dorme bem!

    Acho que a experiência de vocês é bem provável de funcionar. É só lembrar de ter paciência e persistência, principalmente.

    Beijo! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. ahh. eu não achei tããão ruim não! Ela acordou uma vez pq estava cansada do dia e na outra ela acordou quase 6 da matina! Eu acho que pra essa "primeira" vez foi bom. Acho que antes de sexta as coisas vão estar melhores! (Deus nos ouça! rs)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que é muito importante vc estar preparada para pode prepará-la, se vc se sente culpada, tensa e não consegue dormir com ela longe , ela sente isso e por isso acorda, eu tenho 3 filhos, mais só o meu primeiro viveu cama compartilhada, hj ele tem 6 anos e dorme na cama dele desde 1 ano e 5 m, o Bj de 4 e a Babylove de 1 e meio não dormiram na minha cama, o Bj dormia no berço ao lado e a Bbl dormiu no cesto até 4 meses e acredite depois já foi para seu quartinho, mais fora o desfralde acho que esse processo de cama é o mais demorado, mais força, que tudo irá se resolver, bjks Cynthia

    ResponderExcluir
  7. Menina, aqui em casa a Gigi so consgeue embalar no sono se estiver na nossa cama. Se coloca-la no berço é batata, acorda de um em uma hora!
    A gente tenta.. mas o cansaço falo mais alto!! CORAGEMMM!! huahauhauahauhauah
    Beijossss

    ResponderExcluir

Adoro comentários!