Menu

10 fevereiro 2012

O mundo perfeito não existe...

ou
Minha grande ingenuidade em pensar q seria tudo as mil maravilhas da adaptação na creche!!
....
Estou bem xoxa esses dias, mas já estive mais xoxa ainda no inicio da semana... isso pode explicar um pouquinho do meu sumiço depois de três post seguidos (saibam que estou sentindo muita falta de conseguir comentar nos blogs amigos, mas me falta cabeça... )

Depois de duas semanas, quase completamente, bem sucedidas de adaptação... Laís até sentia falta da rotina antiga e alguns dias chorou para sair do meu colo, mas no geral se relacionava bem, comia bem e até estava cochilando umas duas ou três horas a tarde e ficando muito bem.. A escola virou até um item de chantagem quando queríamos que ela fizesse alguma coisa! (eu sei. chantagem não é o melhor caminho, mas no cansaço é o mais fácil!!).

Laís estava comendo muito bem, jantando todos os dias a noite, dormindo entre 22h e 22h30m - o q para nós é incrível, visto que antes ela só dormia depois de meia noite. Laís continuava simpática e disposta, mesmo com um refriadinho que chegou no final da primeira semana de aula.

Só que... na segunda feira começaram as "aulas" e com eles vieram os alunos da parte escola da creche... e para melhorar ainda mais, segunda foi um dos dias mais quentes desse ano. 

Agora realiza:

Uma criança que já não acha tudo mais tão legal assim, pq deixou de ser novidade.
Uma criança que sente mais calor do que todos a sua volta (exagero materno mode on!)
Uma criança que não tinha o hábito de conviver com outras crianças.
A mesma criança (pq esta parecendo que são varias, rs) que está resfriada e que não quis comer no final de semana, que está entupida e com muita coriza... 
Ai, junta com muitas tias e muitos, mais muitos, alunos que tbm estão em todo aquele processo de adaptação: Um monte chorando. Outro monte tocando o rebu e querendo aproveitar tudo ao mesmo tempo.

O resultado foi Laís estressada, professoras que deveriam dar conta do estresse dela, estressadas e eu estressada.

Me ligaram para buscar Laís pq ela não estava bem. Quando cheguei lá, ela até ficou enjoada quando me viu, mas queria mesmo era descer no escorrega. Não tinha tido febre e tinha comido a comida normalmente. Mas, de acordo com as tias, estava muito enjoadinha (?) e era melhor ir para casa. Na hora um luz vermelha se acendeu na minha cabeça, mas no medo de Laís estar passando mal, levei ela para minha mãe... e como ela ficou bem, voltei para o trabalho.

No trabalho o bicho pegando, minha mesa cheia, reunião e treinamentos agendados... mas com que cabeça eu conseguia me concentrar? Duas horas depois minha mãe me liga e diz que Laís estava aos prantos em casa e que era melhor levar ela no ped.

Entre idas e vindas... horas Laís tão bem que parecia que estávamos de sacanagem, horas tão xoxinha que eu ficava tensa, tivemos o diagnostico de "um simples resfriado".

Em fim... 
Na quarta ela retornou à creche... até que a tia me liga de novo, faltando duas horas para o fim do expediente, e pede para eu ir buscar Laís de novo. - Mas ela esta passando mal? Com febre?
- Não, só esta chamando mamãe o tempo todo!
Oi?
A intenção era só deixar meu coração partido mesmo???

Até pedi pro meu pai ir buscar ela.. mas 5 minutos depois liguei e pedi para ele voltar. Fiquei mal por Laís estar numa semana ruim da adaptação...  mas se toda vez que ela chorar e me chamar, as tias resolverem me ligar para buscá-la, isso vai perder o controle. Logo, Laís vai perceber e se "aproveitar" do coração mole e chorar todos os dias para ficar comigo.. e logo eu não terei mais pq deixá-la na creche, pq o trabalho não entende que Laís esta me chamando e sentindo minha falta.

Liguei para "Tia" novamente e pedi para que contornassem a situação e distraíssem ela, que eu não poderia sair do trabalho tantas vezes assim, e que só me ligassem se ela realmente estivesse precisando de mim (ignorem o fato de meu coração pensar que ela precisa de mim o tempo todo). Fui firme, e a Tia entendeu o recado. Quando cheguei, no horário normal, para buscá-la ela estava bem.. enjoada e sem comer muito bem...mas estava bem.. jantou bem.. e dormiu bem!

Ontem, já percebi que a coisa fluiu melhor...elas estavam mais no controle da situação (não que não tivesse antes, mais essa foi minha impressão na segunda feira), se alimentou bem e só não quis dormir.

Conclusões:
- Laís esta mais carente... e eu sem saber o que pensar.
- Ela até esta se alimentando bem e dormindo cedo (pontos positivos),mas esta irritadíssima pq não quer dormir durante o dia.
- Estou me sentindo culpada, cansada e confusa.
- Mas ao mesmo tempo sei que isso passa, que é uma fase, que nem tudo são flores.
- Sei que Laís é uma criança incrível e super fácil de se adaptar e lidar... esse é só o primeiro desafio da vida dela... esse convívio e limites e rotinas são importante para o crescimento dela.
- Tbm sei que não é opção, nem para mim nem para ela, eu não trabalhar para ficar com ela. E sei que o nosso momento a creche é a opção que se encaixa na nossa realidade.

Confesso que estou com muitos pontos de interrogação na minha cabeça, muitos nós na garganta... mas.. vamo que vamo!

4 comentários:

  1. Martha, ai, é duro mesmo!
    Olha, adaptação não é fácil mesmo, nem pra eles, nem pra gente!
    A Bia entrou na creche com 1 ano, foi super tranquilo, ela chorou muito mesmo por uns 3 dias, depois foi acalmando. Fiquei 1 semana na escola, ia diminuindo o tempo. Na segunda semana, foi na segunda feira e em 20 minutos estava indo embora.

    Mas, algo aconteceu (e isso pode ser qq coisa mesmo, uma repreensão em casa, uma repreensão na escola, vergonha, saudade da mãe por nada, algo que ela associa negativamente, coisas bobas, por incrível que pareça) e no meio do ano, lá pra setembro, a Bia começou a chorar e não querer ir pra escola.
    Foi um horror. Eu entregava ela pra professora e ela chorava taaaanto. Minha vontade era pegá-la e sair correndo pra casa, mas não dava.

    Aí, entrou de férias e esse ano, já tem 1 mês que ela está em aula e ela tem chorado TODO SANTO DIA. Quando eu pego o uniforme ela jpa começa a chorar dizendo que não quer ir pra escola, que quer ir pra casa, que quer a mamãe.

    Ela entra na escola chorando muuuito, vai pro colo da tia aos prantos e só depois ela acalma.

    Eu sei que ela está bem, mas é a bendita adaptação. Mudou a sala, mudou a tia, entraram amigos novos...


    Minha mãe inventou uma brincadeira com ela que é a seguinte, todo dia ela pode levar um presente pro Arthur, que é o amigão dela. Ela leva de um tudo, biscoito, carrinho, papel (!!!!), mas nunca entrega pra ele, o presente fica na mochila e a prof. já sabe que não é pra mexer a não ser que ela peça, e ela nunca pediu.

    Como a laís comelçou agora, ela não deve ter nenhum amiguinho mais próximo na escolinha ainda, então, que tal se vc sugerisse dela levar um brinquedo pra mostrar aos amigos? Se a escola permitir, é uma forma de deixá-la mais à vontade, até porque ela vai estar com algo dela, que passa confiança tb.

    Sei lá, uma sugestão só! rs

    Uma beijoca e força na peruca, vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  2. Marta
    nao tenho muitos conselhos para te oferecer a nao ser paciencia. Aqui em casa eu tenho esse problema todo dia. A Mariana chora todas as vezes que vai para a escolinha. Isso porque ela fica apenas 2 horas cada vez. Muitas vezes quando eu pego ela esta solucando de tanto que chorou. Ela tem uma melhor amiguinha e eu sempre deixo ela junto com a menininha, mas mesmo assim ela fica chorando.
    E realmente eh dificil, mas nao tem o que ser feito.
    Bjs e boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. É amiga, nem tudo são flores mesmo. Mas não desanime. Vai passar.
    Não tenho mais palavras que sejam possíveis de acalmar seu coração.

    Estou aqui pra te dizer que apesar da nossa distancia física, conte sempre comigo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Martha, passei para dizer que privatizei o blog da Malu. Há muito tempo venho querendo fazer isso e agora resolvi de vez. Se quiser continuar lendo, é só me mandar seu email que eu te convido. Pode mandar no lais.blog@gmail.com.

    Beeijos
    Laís.

    PS - Força na peruca com a Laís na creche! Com certeza é só mais uma transição e, como toda fase, há de passar. =)

    ResponderExcluir

Adoro comentários!