Menu

03 julho 2012

A cadeirinha e o carro!

Antes de Laís nascer eu dizia com boca grande que ela só ia andar no bebe conforto e depois na cadeirinha. Uma amiga emprestou o bebe conforto (economia, agente vê por aqui!) e "usamos ele durante uns 4 ou 5 meses. Digo "usamos", pq Laís só ia nele para dormir... fora isso, ela gritava, chorava, se contorcia. To mundo dizia (e eu pensava): está com calor/frio e apertada/solta.... E nisso passamos um tempinho até que resolvemos trocar a cadeirinha.

Coisa lida de mãe... com 5 meses e meio!

A cadeirinha foi ótima... enquanto era novidade e estava de brincadeira na nossa cama... Depois disso foi só martírio... Enquanto estava virada para trás então... era uma dor de cabeça fazer com q ela ficasse lá.. era tipo castigo, sabe.. ou para dormir... eu não via a hora de ela fazer um ano para virar de uma vez a cadeirinha.

Paralelo a isso existia o meu medo. Marido é um motorista muito prudente e cauteloso (apesar daquelas coisas de não perguntar o caminho e entrar na rua seguinte ao que o gps mandou! huahauh), mas no transito não dá para confiar somente na nossa dele direção. Agente vê mil e uma barbaridades no transito. Gente que acha q o mundo tem que parar para ele passar, gente que não presta atenção, que fala ao telefone e dirige, que bebe e dirige... em fim.. Não é tão simples assim ter um bebe "solto" no banco de tras.

Graças a Deus nunca nunquinha nos envolvemos em acidentes de transito.. por menor que fosse. Mas o risco esta aí.. todos os dias.. e principalmente quando viajamos polas BR's e RJ's da vida. 

Depois que Laís fez 1 ano e viramos a cadeirinha para frente, achávamos que ela ia sentar lá e ficar.. simples assim. Mas ela não queria! E gritava, esperneava, me puxava pela blusa... e eu cedia. Já tinha virado habito, mania, entrar no carro e grudar no peito... e depois levantar e ficar brincando.. e grudar no peito de novo. Eu ia sempre atras. Tinha medo de assalto. E acho q não tinha paciência e firmeza para ouvir ela chorando e manter minha decisão.

É ruim assumir isso... e mais, assumir que se (Deus me livre guarde) tivesse acontecido algum acidente, por mais prudente que marido seja ao volante, nós seriamos imprudentes por não colocar Laís na cadeirinha. 

O uso da cadeirinha e obrigatório por lei e, mais que isso, pode se decisivo no momento de um acidente. O Baby Center Brasil tem algumas orientações em relação ao uso da cadeirinha. Acho que vale muito a pena dá uma conferida aqui. 

Um trecho que hoje faz muito sentido para mim é que "...usar cadeirinha de carro para crianças deve ser um procedimento automático, como usar o cinto de segurança é para os adultos. Acostume seu filho desde pequeno a sempre usar a cadeirinha no banco de trás. Ele não vai estranhar -- vai simplesmente achar que é assim que as coisas funcionam. "

Isso tudo para dizer que é muito possível! Mesmo para quem nunca conseguiu, nunca fez disso um habito, nunquinha conseguiu ser firme para mostrar para os pequenos que a cadeirinha não é moeda de troca, castigo ou enfeite.

Nas férias, já pensando na coisa do desmame, eu decidi que Laís não mamava mais no carro. Decidi num dia, agi no mesmo dia e me mantive firme na minha decisão. Uma coisa que ajudou muito foi o fato de marido levá-la para a escola sozinha nesse período. E quando saíamos eu não ia mais atras, agora vou no carona, do lado de marido e logo vou no banco do motorista.

A primeira semana foi bem difícil. Quando tinha alguém atras com ela a coisa era quase mais fácil, mas normalmente não. Eu ia na frente mesmo nos dias que saiamos só nos três e isso ajudava, pq no caminho não tinha como mudar isso.

Nos criamos alguns habitos para que isso funcionasse:
- ter sempre giz de cera e papel no carro;
- ter sempre algum biscoito e/ou suco;
- sempre, sempre conversar muito com ela;
- cantar musiquinhas e fazer brincadeiras;
- e passar a ouvir musicas que ela gostasse (daí surgiu nosso novo vicio, Palavra Cantada!).

Assim estamos a quase dois meses. Laís viajou todo percurso para minha Vó na cadeirinha. E voltou tbm (nesse caso a estratégia, alem de todas aí de cima, foi fazer uma boa parada para descansar). Todos os dias Laís vai e volta da escola na cadeirinha. Se vamos na esquina de carro preguiça, é na cadeirinha.

Agora ela já sabe: A cadeira do Pai é a do motorista, da mamãe é do lado e a cadeirinha... é o lugar da Laís. 

5 comentários:

  1. Ta certissima,amiga.Não pode vacilar,sempre usar a cadeirinha!Ela ta muito linda,viu!! Bjao em vcs duas e otima semana! :)

    ResponderExcluir
  2. Aqui nós tbm usamos o bb conforto enquanto deu, e depois passamos pra cadeirinha. No começo (por volta de 1 ano) é sempre mais complicado, mas hj ele já vai no automático. Uma vez na vida, ele tenta chorar pra não sentar, mas não tem acordo. hahahaha

    Vc tá certa viu, amiga, infelizmente o transito não depende só de nós!

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. O importante é nunca desistir... Pode demorar, mas criança é assim, aprende pela repetição... Não tem jeito, uma hora ou outra... mais cedo ou mais tarde a coisa funciona!

    Conosco aqui sempre foi tranquilo... Não tivemos bb conforto, fomos direto pra cadeirinha com qse 3 meses. E de lá pra cá desde sempre o uso é obrigatório. Hoje ela levanta os braços e ajudar a colocar o cinto. Tivemos uma pequena fase por volta dos 10 meses... de birras. MAs eu não cedi... sempre fui firme, acho que isso contribuiu muito pra ser tranquilo por aqui.

    Fico feliz pelo sucesso aí! Que dure e perdure...

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Melhor assim! Ainda evita enjoos, vai por mim, rs. Bjks

    ResponderExcluir
  5. todo processo de adaptação é dificil né (o grande lance é não ceder) por aqui foi mais ou menos igual vc comentou sobre ser "normal" pois bem a Isabel asaiu da maternidade em um e até hoje só anda de carro se for na cadeirinha logo não tivemos problema masss confesso que a paz reina absoluta se fizermos todo o percurso ouvindo as musicas que ela gosta e não basta ser a pasta de musica dela tem que ser a musica que ela quer e eu saiu procurando feito louca tudo pela santa paz kkkkkk

    ps.: caraca estou desde ontem para comentar nesta postagem rsrsrsrs

    amiga tenha um lindo dia !!!

    beijos

    ResponderExcluir

Adoro comentários!