Menu

06 agosto 2012

Não consigo esperar pelo desmame natural - as cores!

Sou adepta da Amamentação prolongada. Levanto e "sacudo" a bandeira, mas não sou ativista. Não acho que seja um mundo cor de rosa, muito pelo contrario... é quase uma aquarela. Os momentos rosas são lindos, puramente lindos. Mas ficam quase ofuscados por tantos outros momentos.

Primeiro tem a fase vermelha, que vc amamenta chorando (de dor, não de amor, baby!) e o bebe coloca para fora aquela linha de sangue que ele mamou da rachadura do seu peito. E dói.. muito! Apesar de minha memória ter ficado seletiva com os momentos ruins, tenho muitas coisas para me lembrar do quanto foi dolorido. E passa pomada, coloca silicone, coloca no sol, esfrega com bucha, coloca casca disso e daquilo...

Tem aquela fase roxa (de raiva) em que, no inicio, tentam te convencer que o seu leite é fraco e não vai "sustentar" a fome da criança. E querem dar chá, suco, passar coisas salgadas e DOCES na boca da criança. Aí vc briga com metade da familia e supera esse momento.

Tem a fase marrom, quando vc volta a trabalhar e as papinhas entram em cena. Eu senti o ciumes da comida, mais a dor na hora da ordenha e ainda tinha o mundo, sempre ele, dizendo que meu leite não servia mais de nada.

E aí a criança passa de um ano. E começa a ter dentes. E passa a ter dependência. E todo mundo te olha torto por aquele bebê "grande" mamando ainda (esse olhar acompanha até o fim a partir daqui). E seu tempo é cada vez menor, pq a criança demanda cada vez mais um tempo de qualidade e de atividades. Mas ela não quer deixar de mamar, não quer perder aquele aconchego do peito. E vc fica meio que deixando a coisa seguir. Não é ruim.. é bom... mas não é ótimo. E uma fase mais verde.

Só que ela passa.... os dois anos que são o recomendado pelo Ministério da Saúde. E daí vc passa a ser um E.T. dentro da sociedade. Na blogsfera é quase normal, quase pq mesmo aqui não é tão facil assim. Mas no "mundo real"... nesse sim.. te pintão de neom laranja.... bem florescente mesmo.

Fora que junto com essa fase nenom, para mim veio a negra. A fase em que o prazer e a satisfação não são maiores, nem iguais ao desconforto.

Essa fase traz uma briga interna. Uma hora eu penso que não me custa, que faz bem a ela e que é natural. Que é nossa ligação, nosso elo e nosso momento e que logo eu vou sentir falta. Mas...

Na hora seguinte, penso que minha coluna já não aguenta o peso dela deitada no meu colo ou toda torta para "encaixar" ela no peito na hora de dormir. Que o objeto de transição ser o bico do meu peito dói para &%$¨%*& e que ele não é feito de elástico. Que não é possível ela estar com sede/fome 5 minutos depois de almoçar muito bem. Que colocar as peitholas para fora de meia em meia hora já não é mais divertido agora que ela resolveu mamar igual a um RN. Que continuar acordando de madrugada, sendo que isso nunca foi necessários nos primeiros 2 anos. Ouvir todas as pirraças e birras e choros fingidos e choros sentidos de uma criança, que normalmente é um doce (e todo mundo elogia) só pq ela quer a P do pietinho AGORA.

To sem estrutura para essa fase negra.

6 comentários:

  1. vc escreveu este assunto de uma maneira tão interessante que eu mesmo sendo da turma do (não tive leite) achei o maximo ....

    a maternidade é bem isso mesmo né ... fases boas e fases ruins .... cores lindas e cores horriveis .... tudo bem misturado

    posso te contar um caUso ? um dia estavamos em um churrasco na casa da minha sogra e tinha uma moça e sua filha por volta de uns 2 anos e ai que de repente não mais que de repente a menininha veio tirou o peito da mãe para fora e em pé mesmo mamou e a mãe estava conversando e com o peito de fora continuou .... foi um momento bemmmm "estranho" kkkkkkkkkkkk

    amiga vc ja me conhece e sabe que eu contei esta historinha mas é só para rir mesmo nada contra as mamães que amamentam MUITO

    amo vocês viu !!!

    bju

    ResponderExcluir
  2. A minha pequena tem 1 ano e 9 meses e mama no peito, nem tudo são flores, faço minhas as suas palavras, mais ainda e apesar de tudo pretndo dar o peito ate 2 anos, ja tentei o desmaame mais foi uma tentativa frustrada, por isso vou deixando as coisas seguirem...
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei muita da sinceridade deste seu texto: analisar todos os lados de uma questão como esta não é fácil, mas sempre é necessária! Boa sorte em sua decisão!

    ResponderExcluir
  4. Amiga... Sabe q não tenho nada pra acrescentar... mas sabe que pode contar comigo pra desabafar sempre que quiser.!

    Vc saberá conduzir mais essa fase bemmmm como sempre fez em todas as outras!

    Sucesso e bjão!

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh.. nesse assunto nem posso palpitar!
    Mas gostei muiiiiito do texto, não passei por isso, mas consigo enxergar bem teu sentimento.
    Sei que minha opinião fica meio que invalidada, mas eu acredito que maternar é se sentir bem(isso é possível com tantos perrengues? hahah) mas se está passando do SEU limite, e vc sabe disso, não é o mundo que vc tem que ouvir, é a si mesma.

    Beijos
    Não sei se vc viu meu relato:
    http://odonodomeumundoazul.blogspot.com.br/2012/04/e-comigo-foi-assim.html

    ResponderExcluir
  6. um dos melhores posts que já li até agora...sério..!
    adoreeei!
    Minha Alanis vai fazer 02 anos e mama pouquiiinho agora, mas mama!
    como é difícil essa tal amamentação...pra vc ter uma noção,um dos bicos do meu seio caiiu...sérrriooo..saiu um pedacinho!!kkkkkk
    só rindo viu
    bjoss
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir

Adoro comentários!