Menu

28 março 2013

Objeto de transição, mais uma fase linda!

Em tempo... 

O sol começa a brilhar (pelo menos na vida, pq no rio ainda chove!)!!!! Estamos, todos, medicados e apesar de estarmos tossindo ainda, o pior já passou.
Minha ajudante voltou e o mês... esta no fim!!! Abril está as portas e Maio, meu tão querido e esperado Maio, mês de férias, está cada vez mais próximo!!!!

Mas vamos ao post...

Um tempo atrás, quando Laís ainda estava ‘garrada’ no peitinho e eu queria colocá-la no Peitinhos Anônimos, eu falei sobre o objeto de transição... que llaís nunca teve e que eu achava que ela usava minha outra mama (a que não estava mamando no momento) como objeto de transição. Usava o peito para se acalmar e se sentir segura.

Daí que o tempo passa.... rsrsrs

E num belo dia, minha mãe decidiu comprar um Leão de pelúcia, para completar o valor de uma compra e parcelar em mil vezes no cartão. Rá!!!! Daí que ele se juntou com os mais de milhão que ela tem e que cada dia um era a preferência da vez....

E assim ficou por algumas semanas...

Aí num dia ela cismou com o bicho... e ele passou a ser o pelúcia... o pelúcia para dormir, o pelúcia para levar para escola, o pelúcia que não estava na casa da vó ou que tinha sido esquecido por lá – e as duas opções geravam um choro magoado.

O pelúcia já caiu no vaso sanitário da creche, já foi para a maquina, uma meia dúzia de vezes... Já dormiu no chão, no carro, na cama da mão, da vó e no sofá!

E eu não sabia a importância do pelúcia... Até que a tia da escola reclamou que ela não queria compartilhar o leão e sugeriu que ele ficasse em casa no dia seguinte.

PRA QUE FUI DAR OUVIDOS A ELA???

Não levei o pelúcia... (normalmente, eu que levo pq ela vai dormindo) e quando estramos no carro que ela se deu conta começou a chorar... dormindo mesmo, a lagrima descia. E ela chorava.. e chorava.. e soluçava. E não tinha argumento que a convencesse...

Perdi um tempo na escola tentando acalmá-la...  mas foi em vão.. deixei ela soluçando.

Quando fui buscar, contei que o leão tinha ficado com o Sapo (um pelúcia quase do tamanho dela) e que eles tinham aproveitado nossa saída e feito uma bagunça na nossa casa – Toy Story fellings e um culpado para a bagunça!! Rá!!!

Ela chegou de mão na cintura, brigando com ele para arrumar aquela confusão e que era para ele não deixar ela sozinha de novo... cheguei suspirar!!!!

Agora pelúcia vai para escola sim.. (e a tia que de um jeito por lá) Percebi que ela se sente mais segura quando leva um de seus preferidos para a escola... pode ser só achismo meu, mas não vou correr o risco. O Leão dorme junto e depois segue junto com ela para a creche. E mesmo dormindo ela vai agarrada com o pequeno leão.

Acho que esse é o primeiro objeto que identifico como sendo importante para ela... Já teve a fase da Dora, a fase do unicórnios (que não passou ainda), do pluto, da Dora grande... Mas o leão é o primeiro que dá segurança a ela... acho que trás  o conforto de casa.

Além disso, ele nos ajudou muito no processo de desmame... pq ela não precisava mais, só do meu colo e meu peito, para conseguir dormir.

E assim segue mais uma linda fase da minha pequena.

*

P.s: Eu estou uma furona de mão cheia... o outro blog esta lá... paradinho ainda.. pq não consegui terminar meus objetivos.. !!! Vou aproveitar o final de semana para colocar a vida em ordem.

Segunda feira tem novidade e sorteio delicinha aqui no blog!!!

Se eu não aparecer mais por aqui ou por aí... Boa páscoa!!! Muita paz a todos.

Um comentário:

  1. Que legal, Martha! A Ísis ainda usa duas mantinhas de quando era BB como objeto de transição-apego. Na primeira escola ela levava a mantinha e eu não podia esquecer que ela chorava, como a Laís. Mas aqui em Blumenau, na nova escola ela nunca pediu a mantinha e eu deixei. Só em casa ela fica grudada nos trapinhos dela, hehe, para acalmar e dormir é ótimo! Beijos!

    ResponderExcluir

Adoro comentários!