Menu

20 fevereiro 2014

Blogagem Coletiva – Coração Materno/Escolhas

Deus do céu que tem uma milha de tempos que não participo de uma blogagem coletiva. Na verdade a muito tempo não vejo isso pela rede. Na verdade o povo está meio cansado dos blogs.. rsrsrs essa que é a verdade! 

Até eu canso, mas volto, pq me relaxa escrever, ler, conhecer, saber dos pequenos e dazamiga... 

Eu tinha visto uma postagem lá no Para Beatriz sobre o Projeto Coração Materno e tbm tinha visto pela internet a fora o projeto gringo que inspirou a criação do projeto por aqui. 

Hoje vi o vídeo e li o texto e gostei muito (inclusive, lamentei não ter dado minha contribuição no vídeo)... e como tenho lido muita coisa e sentido falta de outras tantas, resolvi dar minha parcela de contribuição. 

*

Antes de conhecer os blogs eu não sabia o peso que as decisões maternas tinham. Não sabia da pressão pelo parto/amamentação/cama compartilhada e seus dissabores e arqui-inimigos... 

Quando quis engravidar, não sabia que tinham grupos e mais grupos de apoio e (des)apoio às mulheres que queriam engravidar. E achava que para engravidar era só dar uma simples namoradinha que pimba, lá vinha.... 

Depois, eu queria um parto normal, mas não sabia que teria que brigar para conseguir isso e que meu médico, talvez, não estivesse pensando necessariamente no que era melhor para mim e para Laís, e sim para sua agenda e carteira. 

Achava que amamentação era algo natural, mas que as mamadeiras e chupetas faziam parte da vida dos bebes desde o nascimento. 

Achava um absurdo o casal perder sua intimidade e deixar uma criança dormir na mesma cama por anos a dentro. 

Achava que tudo bem, cada um sabe o que é melhor, mas vivia cagando regra achando muitos absurdos na maternagem e vida alheia... Aí veio a realidade e tomei cuspe na cara a dá com pau... 

Demorei meses para engravidar, até quase chegar ao ponto de surtar achando que não era possível eu ser um E.T. (e muito tempo depois descobri um mundo de tentantes na blogsfera e por grupos a fora). 

Não consegui o PN, chorei quando o medico marcou minha cesárea e me achei uma incompetente por ter entrado em trabalho de parto, mas ter entrado na faca. Só que depois achei até que saí no lucro, pq o normal era entrar na faca. 

Briguei muito para conseguir amamentar exclusivamente, vi que não era tão natural e simples assim.., e briguei mais ainda para seguir a amamentação prolongada. 

Depois vi o cansaço e a saudade serem maior que meu orgulho... coloquei um travesseiro no canto da cama e uma criança espaçosa passou a ocupar esse lugar!!! 

Ainda acho que cada um sabe o que é melhor para si. Na verdade agora tenho certeza de que cada um sabe o que é melhor para si, mas algumas coisas mudaram. 

Agora sei que a informação pode nos fazer chegar onde não imaginamos. A informação pode fazer a gente mudar escolhas ou reafirmar as antigas. Pode fazer com que vejamos que estamos agindo completamente “errado” e que há um caminho melhor para seguir. 

A informação pode nos fazer conhecer nosso corpo e não tomar sustos.. pode ajudar a não ser enganada ou ouvir “vc não precisa saber disso”. 

Quase 4 anos de blog, de blogsfera, algum tempo de grupos no face e outro tanto de pesquisas no Google a fora...

Aprendi nesse tempo que tem muitas realidades diferentes da minha... INUMERAS.. que podem ser boas para mim, ou não.. das quais eu posso tirar muitos exemplos ou só exemplos do que não seguir... mas quem escolhe sou eu. 

Já briguei (internamente) com muitos posts e comentários dos blogs e Face. Saí de grupos que cagaram regras na cabeça dos outros, que por terem (ou se considerarem assim) mais experiência que as outras – tanto experiências boas, como ruins – querem ditar o que o grupo pode, e deve, postar ou não. 

A conclusão que chego é que temos uma ferramenta nas mãos, que pode mudar a realidade de outras gerações. Mas que tbm pode só fortalecer a culpa que nós já carregamos. 

Não me acho pior do que ninguém por ter entrado na faca, ganho um “cirurgia plástica” no final do procedimento e ter ficado lá amarrada em quanto meu medico fofinho, super legal, anotava em planilhas e papeladas do plano sem olhar para mim. Mas quero fazer diferente se tiver outra oportunidade, quem sabe. 

Não me acho melhor – ou pior – que ninguém por ter amamentado até Laís quase entrar na faculdade (como costumo e costumava ouvir). Mas quero muito fazer tudo de novo, igualzinho um dia, quem sabe. E tbm ajudar quem quiser ajuda nesse quesito. 

Não me acho pior que ninguém por ter que criar horários e lugares alternativos para namorar.. rrsrs por dormir toda torta e acordar com a coluna e o pescoço doendo, pq dormir agarrada cheirando o cangote da minha princesa, matando uma saudade que vai voltar com força total no dia seguinte. 

E curto muito a oportunidade de fazer parte de rede... as vezes de forma mais ativa, outras de forma mais passiva. Mais de uma forma ou de outra, conseguindo engrossar o coro de que somos o que melhor podemos ser dentro das nossas escolhas.. e se não formos, sempre há tempo para mudar!!!

Update:
Cheguei a 100.000 acessos, e para um humilde e simples bloguinho, isso é um numero absurdamente incrivel... to feliz (mesmo sabendo que boa parte desse acesso é minha mesmo. Rá!), muito feliz por isso!!!

2 comentários:

  1. e cá estou eu rsrsrsrs

    amiga tudo isso que vc falou e mais um pouco eu assino em baixo, seriamos gêmeas talvez e não sabemos ? kkkkk

    beijos em vc e nesta família buscapé carioca

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito da ideia de que sempre é tempo de mudar. Sempre podemos nos informar mais, batalhar mais, acreditar mais. Principalmente se uma ajudar a outra :)

    Beijos e obrigada por participar da blogagem.

    Ananda

    ResponderExcluir

Adoro comentários!